Realizar a captação sonora no bairro Tororó foi uma experiência interessante. Eu estou na cidade há pouco tempo, por isso, conhecia pouco o espaço fora do trajeto entre a Residência Universitária, em São Félix, e o CAHL.
Este foi o primeiro ganho com o trabalho. Escolher um bairro afastado me obrigou atravessar outros trechos da cidade a pé, assim, fui me situando geograficamente e entendendo melhor a dinâmica da cidade de Cachoeira. Para além disso, puder observar como as dinâmicas dos bairros mudam de ritmo a medida em que se afasta do centro.
O bairro Tororó é, no geral, mais silencioso que os próximos ao centro. É possível ouvir os sons dos pássaros em vários trechos da caminhada. Além disso, é comum que as pessoas fiquem conversando nas portas de suas casas. A vida vai se desenvolvendo de forma muito orgânica ao longo do dia. Durante a manhã o silêncio impera no local, sendo interrompido vez ou outra por motores de carros e motos. Os habitantes vão ocupando as ruas, seja nas portas uns dos outros, ou caminhando mesmo à medida em que o dia avança. A crianças brincam nas ruas e os sons das risadas ecoam longe.
Pensando na gravação, durante a primeira diária, achei difícil encontrar uma sonoridade que me chamasse a atenção, uma vez que os outros membros da minha equipe já estavam fazendo captação dos poucos sons que eram realmente interessantes.
A segunda visita, que ocorreu num domingo, me foi mais proveitosa. O bairro parecia mais vivo, as pessoas estavam por todos os lados, mesmo que não presentes fisicamente, as vozes enchiam as ruas. Nesse sentido, prefiro os áudios que captei no domingo, gosto da sensação de transporte para o local que eles me proporcionam.
A experiência de trabalhar em equipe foi proveitosa. A princípio eu estava receosa com meus colegas, somos muito próximos, eu tinha medo disso interferir negativamente na qualidade do nosso trabalho. Me enganei. Estar com pessoas próximas de mim me possibilitou aproveitar o dia. Embora a ideia de ir a um bairro desconhecido de início tenha me parecido péssima, eu conheci um pedaço da cidade onde pretendo voltar posteriormente.
Trabalhar em grupo com amigos já não me era possível há algum tempo, reviver essa experiência me rendeu uma boa recordação do desenvolvimento deste trabalho.
Isabela Gomes
(grupo Tororó)
Outubro, 2022