Pitanga

A Paisagem Sonora do bairro Pitanga – equipe Pitanga

Pitanga

Pitanga

A cidade de Cachoeira tem seus encantos e mistérios e você precisa apenas dar um passeio às margens do rio Paraguaçu, conhecer um pouco da sua história e arquitetura e suas crenças, para saber o quanto ela é encantadora e mística.

Quando você se aproxima mais da cidade e se deixa levar pelo sensorial, percebe outros cheiros. Outras cores. Os sons que nos invadem e nos convidam a mergulhar nessa exuberante paisagem sonora que é Cachoeira.

Pitanga é um bairro que fica bem próximo ao arco de entrada de Cachoeira. Por ele passa o rio Pitanga, com suas águas a correr alheia ao tempo, ao som dos pássaros e borboletas.

A experiência de gravar o Paisagem Sonora não se resume apenas ao contato técnico perpassando o viés acadêmico, apurar os ouvidos e atentar a cidade para além do que se percebe no cotidiano.

Captando o som de Pitanga

Captando o som de Pitanga

Neste processo, além do aperfeiçoamento técnico e um maior conhecimento dos gravadores, nos foi proposto, também, conhecer melhor nossos próprios ouvidos. No bairro da Pitanga, nos impressiona o quanto a natureza aflora, e a fauna tem, particularmente, sons exuberantes.

Desde o início do projeto, planejamos captar o som de um trem que passa numa linha quase desativada pela parte alta do bairro. Junto ao trem um tesouro, sem horário definido e contando com a sorte, fizemos uma emboscada ao trem, onde tivemos sucesso e conseguimos capturar o som. O ameaçado som do trenzinho, poderá perpassar sem demora às gerações através dessa linda paisagem sonora.

Equipe de captação do bairro Pitanga (Cláudia Ferrari e Daniel Sales)