Morumbi/Rosarinho

Experimentação Auditiva – equipe Morumbi/Rosarinho

Morumbi

Morumbi

A captação de som nos permite outra forma de comunicação com as pessoas, como também nos encaminha a experimentar diversas sensações. Através do sentido da audição, criamos condições que nos levam a interagir com o mundo que nos cerca, bem como a receber informações auditivas do local que estamos vivendo.

A audição é um sentido de grande importância para desenvolvermos percepções sobre o cotidiano que nos rodeia. A partir dos sons, podemos captar e comunicar ideias, receber e experimentar sensações. Ao ouvir um barulho, um canto, uma voz de alguém, percebemos o mundo a nossa volta.

Os sons captados como ruídos, vozes, músicas, risos, choros, ferramentas, máquinas, passos, automóveis, cantos de pássaros, entre outros, estão em interação com o mundo. Os barulhos e os silêncios da natureza nos informam sobre as peculiaridades dos lugres.

Sobre nossa experiência nessa disciplina e na captação de sons na cidade de Cachoeira, prioritariamente nos bairros de Morumbi e Rosarinho, foi de suma importância, para entendermos a dinâmica da disciplina e a importância da prática sonora, aspectos como: posicionamento do equipamento, avaliação acústica dos lugares, controle sobre a gravação de ruídos, a qualidade do áudio, checagem do nível de ruído ambiental, captação de sons diretos, registro dos boletins de som, avaliação da qualidade do registro sonoro, a clareza e limpeza dos sons, avaliação de ruídos indesejáveis. Desta maneira, as visitas aos locais nos possibilitaram abranger noções práticas da construção sonora na dinâmica do cinema.

Rosarinho

Rosarinho

Posteriormente ao trabalho de campo, os exercícios foram completados com as percepções das paisagens sonoras que foram colhidas. Os áudios foram catalogados no laboratório de informática e a equipe teve noções básicas de edição de áudio e mixagem, para assim alimentar o site online do mapa sonoro da cidade de Cachoeira.

Este trabalho nos proporcionou um exercício de experimentação auditiva, dirigida a partir das atividades de campo e laboratoriais, repensando a paisagem sonora dos ambientes que nos cercam, através da observação das falas, dos sons peculiares e próprios do cotidiano desses lugares que visitamos.

Equipe de captação dos bairros Morumbi e Rosarinho (Alex Antônio, Marcos Vinícius e Margarete Nunes)